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6 Estratégias de Marketing Digital de Sucesso

Você sabe quais são as estratégias de marketing digital que podem conduzir a sua empresa ao sucesso? Em meio a tantas ferramentas que podem ser exploradas na internet, é fundamental encontrar as melhores formas de obter resultados concretos.

É cada vez maior o número de empreendedores que conseguem enxergar todas as oportunidades que existem na internet. Afinal, é nesse ambiente que grande parte dos consumidores passam o dia navegando. Marcar presença com a sua empresa é determinante para ser notado no mercado.

Entretanto, é também grande o número de empreendedores que executam ações digitais e não conseguem obter bons resultados. O conhecimento sobre as estratégias de marketing digital permite que todas as ações sejam realizadas com consciência e buscando um objetivo bem definido.

Neste artigo veremos 6 estratégias de marketing digital que você pode explorar na sua empresa para levá-la ao sucesso. Confira.

A internet está repleta de possibilidades para melhorar o relacionamento entre a sua empresa e seus clientes. Com o conhecimento sobre as estratégias de marketing digital que veremos logo a seguir você certamente terá condições de executar ações de sucesso no mundo digital.

1. Funil de vendas

Você já reparou que um cliente atravessa diversas etapas desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento em que toma a sua decisão de compra? Dentro do marketing digital, esse caminho percorrido é chamado de funil de vendas:

  1. Visitantes: são os usuários que têm o seu primeiro contato com a empresa e ainda estão aprendendo sobre o seu problema.
  2. Leads: são os usuários que já reconhecem que possuem um problema e demonstram interesse na sua empresa.
  3. Oportunidades: são aqueles usuários que já estão procurando por uma solução para os seus problemas.
  4. Clientes: são os usuários que tomaram a sua decisão de compra.

Funil de vendasEssas etapas podem ser percorridas de diversas formas e em velocidades diferentes de acordo com as atividades de cada empresa. Afinal, um cliente de uma sorveteria toma a sua decisão de forma muito mais rápida do que um cliente de uma imobiliária, não é?

A utilização do funil de vendas como uma das estratégias de marketing digital permite que você conduza os seus consumidores ao longo dessas etapas. Com uma visão geral sobre o processo se torna possível entregar aos usuários exatamente o que é esperado em cada um dos estágios.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing digital mais exploradas pelas empresas e representa uma grande revolução na forma como as empresas se relacionam com os seus clientes.

Os anúncios intrusivos tentando levar uma pessoa à compra de um produto do qual nunca tinha ouvido falar dão lugar a ações que buscam criar vínculos duradouros. Através da conquista da confiança do público se torna mais fácil que ele avance no funil de vendas.

Talvez se você recebesse um anúncio de equipamentos de jardinagem em oferta você não desse nenhuma atenção. Porém, depois de acessar informações sobre a importância das plantas na sua casa e dicas para plantação doméstica, esse anúncio poderia ter um efeito muito melhor, não é?

O Inbound Marketing pode ser dividido em quatro fases:

  1. Atrair: são as ações voltadas para atrair um visitante desconhecido para conhecer a sua empresa;
  2. Converter: trata-se do momento em que um usuário informa os seus dados pessoais e demonstra interesse em receber mais informações sobre os seus produtos;
  3. Vender: é o momento em que o usuário toma a sua decisão de compra;
  4. Fidelizar: mesmo depois de fechada a venda, esse relacionamento pode continuar sendo nutrido para que ele se torne um cliente fiel do seu negócio.

Funil Inbound Marketing

3. Marketing de Conteúdo

A principal forma de colocar as estratégias de marketing digital em prática é explorando o Marketing de Conteúdo – que é uma estratégia que utiliza a publicação de conteúdos úteis para o público no blog da sua empresa.

Esses conteúdos relevantes contribuem de forma muito positiva para a sua presença digital: ampliam a visibilidade sobre a marca, facilitam que você seja encontrado nos mecanismos de busca, constroem autoridade com o público, educam em relação aos seus produtos e contribuem para que um usuário avance no funil de vendas.

4. Redes Sociais

As redes sociais são ótimos canais para atrair novos potenciais clientes e gerar engajamento do público. Esses ambientes fazem parte do dia a dia dos brasileiros e a interação com empresas é uma prática muito comum.

Você possui contas no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, entre outras redes sociais? Esses são ótimos exemplos de ambientes que estimulam a interação entre empresas e clientes – funcionando também como um ótimo canal de atendimento.

redes sociais

5. SEO

Ao fazer uma pesquisa no Google, alguns sites aparecem logo entre os primeiros resultados enquanto outros aparecem apenas nas páginas seguintes. Você sabe qual é o critério utilizado para ordenar os resultados das buscas?

seo

Os mecanismos de buscas utilizam vários critérios para definir quais páginas aparecem entre os primeiros resultados. As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são estratégias de marketing digital que otimizam os conteúdos publicados pela sua empresa para que você seja facilmente encontrado.

O sonho de qualquer empresa é ser vista pelos seus potenciais clientes que pesquisam usando termos relacionados à empresa, não é? Utilizando as palavras-chave corretas e aplicando outras técnicas de otimização é possível melhorar o ranqueamento da sua página.

6. E-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail é uma forma de comunicação que perdeu espaço por conta do surgimento de outras formas de comunicação – como as redes sociais. Ainda é muito grande o número de pessoas que acessam os seus e-mails diariamente.

Portanto, explorar estratégias de marketing digital com o e-mail marketing pode trazer ótimos resultados. Você pode tanto enviar ofertas personalizadas de produtos quanto investir na entrega de conteúdos úteis para melhorar a percepção em relação à sua marca.

Você já utiliza alguma dessas estratégias de marketing digital que vimos neste artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

David Galiano

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