Redes Sociais

IGTV: uma nova plataforma para a produção de conteúdos

IGTV é uma plataforma dedicada exclusivamente a vídeos lançada pelo Instagram que promete competir com o Youtube pelos usuários nas redes sociais. O aplicativo pode ser acessado tanto dentro do próprio Instagram quanto em um aplicativo próprio – contando também com uma versão web.

Ainda é muito cedo para avaliar o sucesso dessa nova plataforma, mas o buzz gerado na internet promete atrair um grande público para essa nova ferramenta. Afinal de contas, o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Assim como o Youtube é explorado por muitas empresas para a geração de conteúdos, o IGTV pode ser uma ótima solução para aproximar a sua marca do público. Veremos neste artigo como você pode explorar essa nova ferramenta.

Principais características do IGTV

Apesar de ser associado ao Youtube, o IGTV possui diversas características que diferenciam a plataforma do seu principal concorrente. Confira os seus principais atributos:

  • Uma extensão do Instagram. O IGTV nasce como uma extensão do Instagram que permite a publicação de vídeos de longa duração – excedendo o atual limite de 60 segundos do aplicativo;
  • Vídeos na vertical. Os vídeos publicados no IGTV devem ser filmados na vertical – que é considerado o “jeito natural” de utilizar o celular pelo Instagram;
  • Interface diferenciada. Toda a interface do IGTV é muito diferente do Youtube, ficando muito semelhante ao aplicativo do Instagram. Realizar pesquisas, seguir amigos ou encontrar novos canais é muito prático e intuitivo;
  • Conteúdos a todo instante. Uma característica que chama a atenção no IGTV é que ele funciona como uma televisão: ao abrir o aplicativo, os vídeos começam a ser executados de forma automática e você pode navegar enquanto os conteúdos continuam sendo transmitidos no fundo.

Videos da Vertical (IGTV)

Como a ferramenta pode ser explorada?

Os criadores do Instagram começaram o desenvolvimento do IGTV após identificar que grande parte das pessoas passa mais tempo consumindo conteúdos no smartphone do que assistindo televisão. Portanto, é uma alternativa para facilitar o acesso a conteúdos.

Por conta dessa proposta de facilitar o acesso a conteúdos úteis, muitas empresas já começam a enxergar as oportunidades da nova plataforma. Se todo o público do Instagram migrar também para o IGTV, trata-se de uma enorme audiência a ser explorada, não é?

Portanto, a ferramenta pode ser usada por empresas e influenciadores digitais para aproximar-se ainda mais do seu público. Se a ferramenta de Stories já se mostra muito útil, a criação de vídeos de longa duração abre muitas possibilidades.

Quem já está usando o IGTV?

Como é uma plataforma ainda recente, o IGTV ainda não começou a ser explorada fortemente. Os primeiros a criarem os seus canais na plataforma foram as personalidades que marcam presença diária no Instagram para interagir com o público – como artistas e instagrammers.

IGTV - Quem já esta usando?

Como criar uma conta no IGTV?

A criação de uma conta no IGTV é muito fácil de ser feita. Confira um passo a passo:

    1. Abra o aplicativo IGTV ou clique no ícone de TV que fica no canto superior direito do Instagram;
    2. Clique no ícone de engrenagem e vá nas configurações;
    3. Acesse a opção “Criar canal” e siga todas as instruções;
    4. O seu canal será criado com o mesmo nome do usuário da conta.

Vale a pena investir na plataforma?

Mas afinal de contas, vale a pena investir no IGTV para as empresas brasileiras?

Por ser uma plataforma de fácil utilização e baixos custos, a produção de conteúdos no IGTV pode ser muito benéfica para construir autoridade para a sua marca – além de aumentar a sua visibilidade entre o público.

Além disso, se você já possui um perfil com vários seguidores no Instagram, todas essas pessoas seguem automaticamente o seu canal no IGTV. Essa integração garante vários seguidores para acompanhar os seus vídeos.

Você já conhecia as principais características do IGTV? A sua empresa já está presente nessa nova plataforma? Deixe o seu comentário!

Vinicius Macedo Silva

Author Vinicius Macedo Silva

More posts by Vinicius Macedo Silva

Leave a Reply