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Marketing digital: a sua empresa está aproveitando essa estratégia?

Será que a sua empresa está aproveitando todas as oportunidades criadas pelo marketing digital? É cada vez maior o número de empreendedores que reconhecem a importância de explorar essa estratégia de marketing, mas ainda são poucos aqueles que conseguem ser eficazes.

Segundo um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG) e apoiado pelo Google, mesmo as maiores organizações brasileiras ainda estão longe de alcançar todo o potencial do marketing digital. Ou seja, ainda existem muitas possibilidades que podem ser exploradas com as ações no mundo digital.

Empresas pesquisadas Google

Veremos neste artigo mais informações sobre esse estudo e compreenderemos melhor o que a sua empresa pode fazer para aproveitar melhor o marketing digital. Confira.

As empresas brasileiras ainda não sabem explorar o marketing digital

O estudo conduzido pelo BCG e pelo Google foi realizado com 60 empresas brasileiras que atuam em 10 setores diferentes e os resultados foram alarmantes: apenas 2% delas aproveitam plenamente o marketing digital.

As principais dificuldades identificadas pelo estudo estão relacionadas à automação para a entrega de mensagens e ao uso de métodos efetivos para a mensuração dos resultados. Segundo Dan Reicher, diretor do BCG e um dos responsáveis pelo estudo, isso apenas reforça a urgência de as empresas atenderem as exigências do novo consumidor dentro do ambiente online.

De nada adianta realizar ações diariamente na internet quando a empresa não consegue chegar a lugar nenhum. É preciso compreender exatamente como alcançar o público da forma mais efetiva, prática e com a possibilidade de analisar os resultados obtidos.

O caminho para o sucesso na internet

Os responsáveis pelo estudo classificaram as empresas em quatro níveis de maturidade dentro do marketing digital:

  1. Nascente. Empresas que ainda dão os seus primeiros passos no marketing digital com a compra direta de mídia, baixa ligação entre as ações e dificuldade em alcançar resultados de vendas;
  2. Emergente. São as empresas que conseguem coletar dados diretamente dos seus consumidores e exploram testes de forma independente por canal de mídia;
  3. Conectado. Empresas que trabalham com dados integrados ao longo de múltiplos canais de mídia e conseguem estabelecer uma relação entre investimentos e resultados;
  4. Multimomento. Empresas que alcançam uma execução dinâmica e personalizada para cada cliente – integrando diversos canais de mídia.

Alcançar o potencial máximo do marketing digital não é uma tarefa que acontece da noite para o dia. Entretanto, evoluir ao longo desses níveis de maturidade é fundamental para que os resultados realmente apareçam.

Nível de maturidade Google

Dicas para adaptar-se ao marketing digital

Mas então, como você pode adaptar a sua empresa para aproveitar ao máximo o marketing digital? Separamos algumas dicas de ações que podem ser colocadas em prática o quanto antes. Veja só:

Entenda a mudança do consumidor

O primeiro passo para potencializar os resultados de uma estratégia de marketing digital é compreender as mudanças que ocorrem com o seu consumidor. Você sabe exatamente o que o seu cliente procura na sua empresa?

Mais do que direcionar a comunicação para satisfazer as necessidades do consumidor, é fundamental que você conheça como esse público está pesquisando na internet. Quanto mais eficiente você for ao trabalhar com palavras-chave, maiores são as chances de ser encontrado.

Quer ver um exemplo disso? Segundo o Google, grande parte dos produtos pesquisados precedem a palavra “melhor” (melhor livro, melhor celular, melhor televisão, etc) e houve um grande aumento das buscas por “onde comprar [produto]”.

O consumidor mudou

Estabeleça objetivos

Identifique quais são os objetivos que a sua empresa busca no mundo digital: melhorar a percepção sobre a marca, ampliar a visibilidade, atrair novos clientes, fidelizar clientes antigos, gerar leads, entra outros. Essa definição serve como norte para estruturar as suas ações.

Alinhe os canais de mídia

Uma das maiores falhas das empresas que exploram o marketing digital é a falta de integração entre os canais de mídia. Um usuário precisa ter uma experiência única independente do canal de comunicação (redes sociais, site, blog, e-mail marketing, aplicativo, etc).

Busque ferramentas de automação

Existem inúmeras ferramentas que possibilitam a automação de atividades relacionadas ao marketing digital – desde o envio de e-mail marketing até a publicação automática nas redes sociais. Explore essas ferramentas para poupar tempo e recursos, otimizando os resultados.

Analise os resultados

Não deixe de analisar todos os resultados obtidos no ambiente digital para ter a capacidade de avaliar o sucesso das suas ações e identificar o retorno sobre o investimento realizado. É dessa forma que você consegue aperfeiçoar suas estratégias de marketing digital.

E então, a sua empresa está aproveitando ao máximo o marketing digital? Como você acha que poderia melhorar as suas ações no mundo digital? Deixe o seu comentário!

Vinicius Macedo Silva

Author Vinicius Macedo Silva

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